São Paulo, Brasil - A Câmara Municipal de São Paulo sediou nesta quinta-feira a comemoração da Semana da Harmonia Inter-religiosa Mundial, evento realizado na primeira semana de fevereiro em todo o mundo por resolução da Assembleia Geral da ONU.
A proposta da Semana da Harmonia Inter-religiosa Mundial foi apresentada pela primeira vez na ONU em setembro de 2010, pelo rei da Jordânia, Abdullah II, como forma de promover a harmonia entre as pessoas independentemente da sua fé, e foi aprovada por unanimidade pelas Nações Unidas.
“É uma honra muito grande para nós, da Câmara, receber um evento da ONU no qual representantes de várias religiões do mundo se juntam em torno da bandeira do amor ao próximo, cada um com sua fé, mas todos promovendo a paz mundial. Esse evento foi realizado em mais de 40 países em 2011, e agora, pela primeira vez, no Brasil”, disse o vereador Quito Formiga (PR).
“Queremos com esse trabalho criar novas pontes conceituais entre diversos grupos religiosos. Buscamos uma harmonia e coexistência pacífica entre os diferentes tipos de crença e até mesmo para quem não tem crença nenhuma. Independente da religião, somos todos seres humanos”, disse o sacerdote brâhmana Mahesvara Caitanya Das.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania Samuel Gomes de Lima, a celebração desse evento é de grande importância, uma vez que a chave da convivência pacífica e harmoniosa é o respeito. “Podemos conviver tranquilamente desde que respeitemos o direito do semelhante de ter uma opinião ou um conceito religioso diferente do meu. Como cidadão, ele tem tanta legitimidade, tanto direito a essa expressão religiosa quanto eu”, disse.
Participaram do evento na Câmara:
- Marcelo Rezende (Catolicismo)
- Padre Ney Oliveira (Vetero Catolico)
- Samuel Gomes de Lima (Protestantismo)
- Xeique Armando Hussein Saleh (Islamismo)
- Gilberto More Ventura (Judaísmo)
- Silvia Torres Bello (Budismo Tibetano)
- Kazuya Nagashima (Budismo Risho Kossei Kai)
- Mestra Miao Yu (Budismo Fo Guang Shan)
- Mahesvara Caitanya Das (Hinduísmo)
- Juliana Vilarinho (Brahma Kumaris)
- Sidnei Carvalho (Espiritismo)
- Sandra Santos (Umbanda)
- Simão Ferabolli (Unificacionismo)