FOLLOW US

FacebookInstagramYoutubeLinkedinFlickr

Click here to learn more about the Think Tank 2022 and UPF's effort in the Peaceful Reunification of the Korean Peninsula.

Think Tank 2022

CALENDAR OF EVENTS

October 2024
S M T W T F S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

H.J. Moon: “Uma Familia Sob Deus”

English

Presidente Lula, bispo Ferreira, Reverendo Robert Schuller, honrados convidados e diguinatarios do Brasil e de todo o mundo, senhora e senhores, benvindos ao Festival Global da Paz nesta bonita cidade de Brasília.

Antes de comecar gostaria tomar um momento para agradecer  ao meu amigo bispo Ferreira, pelo seu incasavel esforco em fazer este festival em Brasilia uma realidade. Eu sei que muitos tem orando e trabalhado com afinco  em preparação para este dia, eu quero agradecer de coracão a todos voces. Que Deus continuamente abecoe seu esforços pela paz universal.

Recentemente o mundo observa as grandes mudancas que estao ocorrendo nos Estados Unidos da America. Com  Barack Obama ascendendo ao posto mais alto da nação mais poderosa da terra, as pessoas por todo o mundo estao estao esperaçosas por uma nova era de paz prosperidade e coperação.

“Mudancas, sim nos podemos” este tem cido o slogan não somenten de uma capanha eleitoral de secesso mais tambem de esperança em um tempo de crisis de nivel nacional e global. Ainda que a esperança seja nessessaria em um tempo insegurança, A mudança somente mudar nao e suficiente. O objetivo e a direção destas mudanças sao bem mais importante.

Nesto momento em nos reunimos aqui em Brasilia, a capital desta grande nação Brasil, quero compartilhar com voces uma visão de mudancas que esta ocorrendo por toda a terra e especialmente, aqui no emisferio das Americas. E uma visão espiritual baseada em principios que perduram, volores e aspirações, e esta inspirando um movemento de paz atravez do mundo inteiro.

Esta visão unificadora é “Uma Familia Sob Deus”

Ja promovemos o Festival Global da Paz em mais de 20 paises, e muito mais ja esta planejado para 2009. Eu creio que o atratividade desta visão  de  “Uma famila Sob Deus”  e um testemunho do tempo providencial em que estamos vivendo.

Neste julho  pasado o Festival Global da Paz ocorrido no Paraguai ajudou na tranferencia passifica entre governantes civis eleito democraticamente nesta nação sul americana e foi plantada a semente do sonho de se criar uma união latina americana mais ampla sob a visão de  “Uma famila Sob Deus.”

No Kenia, O primeiro Ministro Raila Odinga reconheceu  que os pricipios que ele aprendeu atravez de  participar nosso na nossa conferencia  comtribuio para que ele e outros parlamentares dessem os passo  necessarios  para acabar com os comflito tribais que afetam muitas nações africanas, especialmente ocorridos depos das eleições ocorrias no ano passado.

O presidente da Mogolia, um ex comunista, reconhece que a visão de se criar  “Uma famíila Sob Deus” sera um passo importante em ajudar a establecer um fundamento moral e espiritual em sua nação e promover a união de seu povo coibindo a violência que vinha ocorrendo depois das eleições.

No Festival Global da Paz na Malasia, Uma nacao predominante muculmana O honoravel Muhathir Mohammed, Primiro Ministro  por 22 anos, deu um aviso aos lideres religiosos e em especial ous de sua propria fe muculmana, que nao se deveria ultilizar a religião como um meio de promoçao politica com fins pessoais mais que deveria se voltar as raizes dos encinamentos originais dos fundadore do islamismo que era crear a fraternidade universal.

Na Corea do Sul,  conflitos religiosos tem resugido criando mais um obstaculo para a reunificacao entre as duas Coreas. O Festival Global da Paz desafiou aos lideres religiosos e politicos na assembleia naciona para trnscenderem seus pensamentos sectarios e ase unirem sob esta platafoma unversal  se “Uma famila Sob Deus”  Portanto a Corea unificada ira manter os valores e pricipios baseado na soberania de Deus.

O Festival Global da Paz tem enfatizado a missão importante  que tem o emisferio americano. Em Washingto DC e por outras cidades dos Estados Unidos, Nos articulamos a nessecidade em expandir o sonho americano original “Uma Nação Sob Deus” para uma visão mais univesal “Uma famíla Sob Deus,” trancedendo raça nação e crença.                

A Nessecidade de uma nova visão para o Hemisfério das Américas

Hoje em Brasília, na capital de maior nação da américa latina, estamos sendo chamados para fazermos história. Devemos nos ver como Deus nos ver, um povo ungido e escolhido por Deus com a missão que estende por toda cotinente americano.

Ainda que cada nação tenha sua própria história existe um elo comum que e a herança cristã. Eu creio que é razoavel falar que Deus tem um plano providência especial para este continente e para o espírito critão que aqui prevaleceu.

Diferente do espirito sectario do cristianismo Europeu, as pessoas que vieram para as américas ambos norte e sul têm aspirados por uma visão mais univesal do critianismo, uma visão de levar a toda humanidade de volta para Deus.

No Festival Global da Paz  em Washington DC, Eu expliquei que os  Estados Unidos foram criados e elevados por Deus para cumprir uma promessa bíblica,  feita primeiramente no livro do profeta Isaias, de um “Novo Israel” onde  todos os filhos de Deus de todas as raças nações e religiões poderiam vir a congregar e adorar a  Deus em paz e Liberdade.

Da mesma Forma, Deus espera que o Basil, e todas as nações da américa do sul tome uma posicão de liderança em promover esta visão de “Uma famila Sob Deus” espandindo por todo o continete e pelo mundo.

A Missão de Jesus

Eu constantemente pergunto a mim mesmo, e também aos meus irmãos e irmãs cristãos, “Qual é a verdadeira missão de Jesus?”

Conforme temos grandes aspirações e esperanças para nossos filhos, também Deus tinha grandes expectativas para a humanidade. Deus queria que seus filhos estabelececem uma família verdadeira. Deus queria que seus filhos estabelececem uma família verdadeira que deveria ser a escola do verdadeiro amor, da verdadeira vida e da verdadeira linhagem. Essa teria sido a família de Deus, onde Ele poderia habitar como o pai verdadeiro de toda a humanidade.

Tragicamente, Adão e Eva, os primeiros filhos de Deus cairam, e Seu sonho não foi realizado. Deus tem trabalhado pacientemente através da historia esperando em agonia e sofrimento, para que alguém realize Seu sonho não realizado.

Dois mil anos atraz, um jovem filho de carpinteiro mudou o mundo em que vivia. Jesus nasceu dentro da linhagem judaica, o povo escolhido que acreditava em um Deus enquanto a maioria das outras civilizçãoes acreditavam em muitos Deuses. Eles sentiram que somente eles tinham esse pacto sagrado com Deus.

No entanto, Jesus os ensinou que Deus era o pai de todos os povos. Ele ensinou essa mensagem de amor verdadeiro, que nós deveriamos amar e perdoar até os nossos inimigos. Essa era a esperança de Jesus e de Deus que sua nação e seu povo recebessem a mensagem e o ajudassem  a cumprir sua missão original para criar uma Família Sob Deus.

Mesmo assim Jesus não foi aceito. Ele começou a falar sobre a necessidade de um vinho novo em odres novos. Ele lamentou que o Filho do Homem não tinha onde reencostar sua cabeça. Ainda assim a mensagem e a visão que ele promulgou 2000 anos atrás tem gradualmente transformado o mundo.

Eu creio que o estabelecimento dos Estados Unidos da America foi um evento de particular importância na providencia de Deus. O primeiro documento que marcou o nascimento desta nação, a Declaração da Independência, diretamente reconhece a soberania divina como a base em que se centra o direito de todos os americanos e a base cuja qual esta nação esta estabelecida.

O sonho Americano nunca foi somente um sonho político ou econômico. É um sonho de construir uma nação sob Deus. No entanto, os seres humanos são falhos, e tem havido muitas falhas ao longo do caminho. Ainda assim, foram esses princípios universais da pedra fundamental dessa nação, que trouxeram de volta da forma certa e a fez grandiosa.

Agora é chegada a hora de expandir essa visão trancendendo “Uma Nação Sob Deus,” e cumprir o sonho original e a missão de Jesus de criar um mundo que é “Uma Familia Sob Deus”.

Aquele que abraçou esse mantra foi meu pai, o Reverendo Dr. Sun Myung Moon. Depois de ter recebido a revelação de Jesus Cristo em uma fria manhã de domingo de Páscoa setenta e três anos atrás, ele tem dedicado sua vida inteira, seus recursos e riquezas para o cumprimento desse sonho.

Meu pai ensina que Deus é o Deus de todos os povos, e que Deus está trabalhando com todas as religiões. Portanto, ele sempre enfatiza que o Cristianismo tem um papel central para trazer o mundo inteiro de volta para Deus. Para o meu pai, o sonho de construir Uma Família Sob Deus não é somente o sonho de um homem, uma mulher, uma família ou uma religião, mas o sonho de toda a humanidade e mais ainda, o sonho de Deus.

O Modelo de Família Verdadeira para a Paz

Por quê “Uma Família” sob Deus? A familia é a pedra angular da paz. A familia é universal independente de raça, etnia, nacionalidade e religião, nós somos todos membros de famílias.

Segundo, a família representa o mais íntimo de todos os relacionamentos humanos. Nós usamos o que se refere a família para descrever a proximidade de qualquer relacionamento dizendo, “essa pessoa é como meu pai, como minha mãe, meu irmão, minha irmã, meu filho e como minha filha.” Portanto, a família deveria ser a escola do amor onde nós aprendemos amar toda a humanidade em suas riquezas e diversidades.

O casamento e a familia são os pilares fundamentais de qualquer sociedade, porém o Brasil, assim como os Estados Unidos e outras nações estão em perigo de perder suas mais valiosas tradicões. O divórcio e a quebra da familia estão no seu nível mais alto. Todas as nações estão enfrentando enormes desafios com suas juventudes. O custo econômico e social da quebra da familia é imensa.

No entanto, a cura da família é uma tarefa espiritual. Nós devemos fazer disso nossa prioridade em trazer Deus de volta para cada família. Quando Deus habita em nossas famílias, todos os nossos problemas desaparecem. Nós criaremos Uma Familia Sob Deus, uma familia de cada vez!

Um novo esforço de comunhão de fé para a paz

Outro desafio urgente que o Brasil está enfrentando, e também outras nações, é integrar as varias diferentes religiões e tradições culturais. Relacionamentos de paz entre fés e tradições não são somente tolerar suas orações e rituais. A verdadeira experiência de comunhão de fé é a celebração dos princípios centrais que unem todas as pessoas como uma família.

A tarefa de promover o verdadeiro entendimento de comunhão de fé é uma prioridade urgente para o nosso mundo e uma meta importante para o Festival Global para a Paz. No Oriente Médio, por exemplo, a Federação Universal para a Paz está ajudando cristãos, mulçumanos e judeus a redescobrirem suas heranças comum em Abraão.

Antes de nos auto-denominarmos cristãos ou mulçumanos, católicos ou pentecostais, budistas ou hindus; antes de nos vermos como negros ou brancos, ou amarelos, ou de nos identificarmos como brasileiros, ou americanos, nós somos todos filhos e filhas de Deus e membros de Sua família eterna.

Brasil e a Cultura de Serviço

Construir uma cultura de serviços e outra meta central do Festival Global para a Paz é um passo vital para a paz. Há algo profundamente espiritual em servir ao proximo. Não é algo que devemos fazer somente por um dia, um mês ou até mesmo um ano. Tem que se tornar uma forma de vida. Quando viver pelo bem estar do proxímo torna-se um hábito, nós conseguimos ver o verdadeiro valor que Deus coloca em todos os seres humanos.

Nós estamos promovendo um espírito de voluntarismo e cooperação pacífica ao redor do mundo. Comunidades e nações estão sendo transformadas através de viver pelo bem-estar do próximo. Eu gostaria de ver o Brasil, e as nações da America do Sul construir nesses esforços um movimento de base que se espalhará por todo mundo uma cultura de serviços.

De fato, o Brasil já está liderando o caminho na ONU, onde, junto com Japão, está promovendo o espirito do aumento do voluntarismo junto com os programas mundiais da ONU. Dando um passo mais a frente, eu gostaria de ver os parceiros voluntários do Brasil unirem-se aos Estados Unidos, América Latina e outras nações para estabelecer o Exercito Global da Paz.

Imagine jovens de nações inimigas e de diferentes fés trabalhando lado a lado em serviço. Qualquer indício de mal-entendido e suspeita desapareceria enquanto eles suam, choram e riem juntos com um propósito comum.

Chamada para Ação

Conforme celebramos o Festival Global para a Paz aqui em Brasília, devemos renovar a cultura espiritual e tradições desta nação, continente e de todas as Américas em um estágio global através da visão universal de “Uma Familia Sob Deus”.

Esta será uma chamada clara de nossa era! Como meu pai disse em uma Mensagem de Paz recente, o tempo chegou:

“Temos que eliminar as barreiras de raça, cultura, religião e país construidas pelo homem , e estabelecer o mundo pacífico ideal do desejo alimentado por Deus”.

O poder de uma família unida, que se volta para Deus, pode acabar com as turbulências de conflitos ao redor do mundo. Pode acabar com disacordos e pobreza da África, e com os conflitos do Oriente Médio, e com o que resta da Guerra Fria na Península Coreana.

Como cidadãos do Brasil, das Américas e do mundo, vamos fazer um juramento solene para sonhar o maior de todos os sonhos, que é finalmente liderar o mundo para a paz através da visão de “Uma Família Sob Deus”.

Este é o tempo em que Deus está derramando Seu Espírito sob o mundo. Com a graça de Deus, tão certo como a luz supera a escuridão, uma era de paz e prosperidade está finalmente emergindo da descofiança e do ódio.

Juntos, vamos ter a coragem de sonhar o maior de todos os sonhos! Vamos possuir o sonho de criar “Uma Família Sob Deus”.

Que Deus abençoe vocês e suas famílias, e que Deus abençoe esta grande nação do Brasil! Muito obrigado!